Samsung Essentials E30 é bom? Vale a pena? Análise

O Samsung Essentials E30 com processador Intel i3 já está há um bom tempo no mercado e é bastante procurado em lojas online. Será que este computador vale a pena? Para quem ele serve? Saiba mais.


Pontos Positivos

O design é sóbrio e elegante, passando a sensação de ser mais premium, mesmo tendo corpo em plástico. Pesando 1,95 quilos, o E30 não é tão leve quanto outros aparelhos mais caros, mas é mais leve que outros modelos da mesma faixa de preço.

A tela de 15,6 polegadas é LED e tem resolução FULL HD, com 1920 por 1080 pixels. O brilho é bom, a visualização de conteúdos é bastante confortável e a tela deste dispositivo se sobressai dos concorrentes.

O notebook tem uma quantidade de conexões. São duas portas USB 3.0, uma entrada HDMI, uma saída P2 para fones de ouvido e porta Ethernet. O aparelho também conta com Bluetooh para a transferência offline de arquivos e o Wi-Fi se mostrou rápido e estável.

Equipado com processador i3 7020U de sétima geração, com dois núcleos e quatro threads, E30 se sai bem em tarefas do dia a dia, como navegação na internet, programas de produtividade e consumo de mídia. Apesar de ser voltado para tarefas essenciais, o E30 até roda alguns apps mais pesados e alguns jogos mais simples. Entretanto, o gargalo de memória RAM é o maior problema do produto.

O E30 sai de fábrica com 1TB de HD. Assim, você terá muito espaço para arquivos, vídeos e fotos. Entretanto, se você quiser melhor ainda mais o desempenho do produto, recomendamos sempre a adição de um SSD, que tornará o aparelho mais rápido e com longevidade maior.

O teclado é confortável, possui boa profundidade nas teclas e as teclas numéricas facilitam demais a vida daquelas pessoas que trabalham com planilhas e apps de cálculo.

Com 3 células de 43 watt hora, a duração de bateria desse notebook dura em média de 4 a 6 horas, dependendo da quantidade de brilho da tela e do uso do processador. Com brilho no máximo assistindo a vídeos no YouTube em 1080p, o aparelho segura carga por 4 horas e 30 minutos. Não é uma marca espetacular, mas é condizente com faixa de preço do aparelho.

O produto também conta com alguns recursos extras, como suporte técnico S-Service, tecnologia que esmaece a tela para que outras pessoas não consigam ver o conteúdo apresentado, segurança extra para webcam e microfone e outros. Além disso, há compartimentos que permitem que a troca de componentes internos seja mais fácil.

Pontos Negativos

De fábrica, o E30 vem com apenas 4GB de memória RAM, que é pouco para os padrões atuais. Com isso, o aparelho acaba sendo voltado para fazer apenas atividades básicas e que demandam pouco do dispositivo, como editar planilhas, textos e consumir conteúdos. Entretanto, de acordo com o Samsung, o aparelho suporta expansão de memória até 12GB.

Usuários que utilizam câmeras e que precisam transferir muitos arquivos de vídeos e fotos podem sentir falta de uma entrada de cartão de memória. Com isso, se esse é o seu caso, você terá que investir em adaptadores.

A saída de ar é voltada para baixo do aparelho e quando o notebook está executando tarefas que demandam mais do processador e da memória, o aparelho aquece, o que impossibilita que seja usado em cima da cama ou das pernas por longos períodos.

A nossa conclusão é que o E30 é uma boa opção para consumir conteúdos, navegar na internet e utilizar apps de produtividade. É perfeito para estudantes que utilizam programas como Word, Onenote e similares. O notebook também consegue rodar apps mais pesados como Photoshop e AutoCAD, mas para que estes rodem com mais fluidez, pode ser necessário adicionar um SSD e o colocar mais memória RAM. 

Por ter essa capacidade de upgrades, o aparelho pode moldar ao seu uso.

Imagem: Showmetech.

Postagem Anterior Próxima Postagem