Galaxy Tab A9 EE é bom? Vale a pena? Análise (X115NZAAL05)

Galaxy Tab A9

O Galaxy Tab A9 é um dos tablets mais baratos do mercado atualmente. Mas será que vale a pena? Dá para estudar e trabalhar? Saiba tudo!

⚪️ Compre na Amazn: clique aqui!

🟡 Compre no Mercado Livre: clique aqui!

🟠 Compre no Kabum: clique aqui!

🟣Compre no Carrefour: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Pontos Positivos

Mesmo sendo barato, o A9 tem uma boa construção, que é feita em metal em grande parte da carcaça. Na frente, temos bordas ao redor da tela, enquanto atrás, temos apenas o sensor de câmeras. O modelo também é muito leve, tem ótima pegada por causa das laterais chapadas e é muito compacto, sendo excelente para guardar em mochilas e bolsas. 

Galaxy Tab A9

A tela de 8.7 polegadas é bem simples, sendo do tipo TFT LCD e tendo resolução HD. As cores e o brilho estão em um nível aceitável, por isso, usuários básicos serão bem atendidos. Em locais abertos, se tem uma dificuldade maior de visualização, mas pelo preço, não há muito o que reclamar. No geral, a tela é OK. 

Já o áudio tem uma boa qualidade, pois há dois alto-falantes estéreo possuem uma potência equilibrada e com frequências intensas. 

Por dentro, nós temos o chip Helio G99 e 4GB de RAM. Em uso mais básico, rolando por redes sociais, lendo livros, assistindo vídeos no YouTube e Netflix e navegando na internet, não tivemos problemas. Também conseguimos utilizar apps de estudo, como Google Docs, Classroom, Brainly, Moodle e mais. Em apps mais pesados, como editores de fotos e vídeos, notamos alguns engasgos, por isso, é indicado para uso ocasional. Durante a navegação pela interface, também notamos alguns pequenos travamentos ao entrar nos apps, mas depois de um tempo, a fluidez melhora. Em jogos, títulos simples como Stumble Guys roda bem. EA FC, E-Football e Free Fire também funcionam com gráficos no médio ou no alto. Já o Asphalt 9 e o Genshin Impact apresentaram travamentos. 

O sistema é o Android 13, com interface One UI 5.1. Temos praticamente o software completo da Samsung, com apps em janela flutuante, tela dividida, pasta segura, tela edge para atalhos. Além disso, o modelo deve ser atualizado pela fabricante no futuro. 

Na caixa, não existe nenhum acessório. No entanto, você pode utilizar teclados e mouses bluetooths, HDs e pen drives com conexão USB-C e canetas genéricas com ponta de borracha, para utilizar apps de caderno e grifar textos. 

A bateria do aparelho é pequena, mas a autonomia ainda está dentro do esperado. Em uso leve, lendo livros e rolando por redes sociais durante o dia, dá para chegar até a noite com carga. Em uso intenso, jogando e vídeo vídeos, a duração foi de 5 horas e 30 minutos. 

No mais, o A9 possui Wi-Fi dual band, Bluetooth 5.0, USB tipo C e suporta cartões de memória e chip de operadora, para fazer ligações, mandar mensagens e usar o 4G. 

Pontos Negativos

O carregador enviado é bem fraco, levando mais de 2 horas para abastecer o modelo. Felizmente, o dispositivo suporta carregadores de até 15W para diminuir esse tempo. 

Além disso, como dito antes, o hardware é bem simples e ao utilizar aplicações pesados ou vários apps ao mesmo tempo, dá pra notar alguns engasgos. 

O armazenamento de 64GB é pequeno, então, é ideal manter poucos apps e arquivos instalados, utilizando mais a nuvem, HDs externos e cartões SD. 

Por fim, as câmeras traseira e frontal, de 8 e 5 megapixels respectivamente, são muito básicas. Elas servem para escanear documentos e fazer videochamadas, mas qualidade deixa a desejar. 

Mas para concluir, será que o Galaxy Tab A9 vale a pena? Se você procura por um tablet pequeno para estudar, ler livros digitais, consumir conteúdos e utilizar apps simples, o A9 pode ser uma boa escolha. No entanto, para um melhor desempenho em jogos e ferramentas de trabalho, será preciso optar por outros modelos com maior processamento. 

⚪️ Compre na Amazn: clique aqui!

🟡 Compre no Mercado Livre: clique aqui!

🟠 Compre no Kabum: clique aqui!

🟣Compre no Carrefour: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Especificações 
  • Tela: LCD de 8,7 polegadas, resolução de 1340 x 800 pixels, taxa de atualização de 60 Hz
  • Processador: MediaTek Helio G99
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB
  • Câmera traseira: 8 MP (foco automático)
  • Câmera frontal: 2 MP
  • Dimensões: 211 x 124,7 x 8 mm
  • Peso: 333 g
  • Bateria: 5.100 mAh com recarga de 15 W
  • Extras: 4G, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.3, USB-C, modo desktop DeX, som estéreo com Dolby Atmos, conector P2, leitor de cartões MicroSD
  • Cores disponíveis: grafite
  • Sistema operacional: Android 13, sob a One UI 5.1
Redação EB

Compartilhamos ideias sobre produtos e serviços da forma mais simples pra você! :)

Postagem Anterior Próxima Postagem