Nokia C2 2nd Edition é bom? Vale a pena? Análise/Review (Nokia C2 32GB)

Nokia C2 frente na mesa

A Nokia, lançou a segunda versão do C2, o seu smartphone básico. Mas vale a pena comprar? Quais os prós e contras? Vamos te contar tudo!

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Pontos Positivos

O design não foge muito do que é praticado em aparelhos que custam abaixo de R$ 600. Na frente, temos bordas ao redor da tela, enquanto na traseira, que é texturizada e fosca, vemos o flash e o sensor de câmera. Dos lados, estão os botões de volume e energia, enquanto em cima temos a entrada P2 para fones e embaixo há a entrada micro USB. Um fato importante de se mencionar é que a tampa traseira é removível, assim como a bateria. Algo que pode ser incomum hoje em dia, mas que permite trocar a bateria sem dificuldade em caso de defeitos. Além disso, o modelo é compacto e bastante leve e a usabilidade, no geral, é confortável. 

Nokia C2 traseira

A tela IPS LCD do modelo tem 5.7 polegadas, com resolução de 960 x 480 pixels. A resolução não é das melhores e o brilho não é muito alto, mas desde que o nível esteja no máximo, é possível visualizar os conteúdos apresentados, mesmo em locais abertos. Além disso, os ângulos de visão também são aceitáveis e dá pra utilizar o C2 no dia a dia sem muitos problemas.  

O Nokia C2 está equipado com um chip pouco conhecido. O processador é o MediaTek MT6739WW, que funciona com 1GB de RAM. Essa configuração é suficiente para fazer somente o básico e não há como fugir disso. Então, dá para realizar chamadas, conversar pelo WhatsApp, acessar bancos, ouvir músicas, assistir a vídeos, etc. É sempre ideal utilizar os apps em versão simplificada, como o Google Go, Instagram Lite e TikTok Lite, pois são mais leves e travam com menos frequência. Até dá para usar os apps comuns do dia a dia, mas travamentos serão constantes. Como deu pra perceber, o dispositivo não é indicado para jogos e mesmo em jogos games , como Subway Surfers e Save The Dog, percebemos engasgos e congelamentos. O Free Fire até rodou, mas também com desempenho bem abaixo. 

O dispositivo vem com o Android 11 GO. Apesar de já ser uma versão antiga, o sistema tem uma boa velocidade e conta recursos interessantes, como a navegação por gestos, modo escuro, transmissão de tela para TV, gravação de tela nativa e mais.

Continua depois da publicidade. 

Além disso, a memória de 32GB, expansível até 256GB por cartão SD, é suficiente para baixar os apps básicos.  

O tanque de 2.400 mAh é pequeno, mas considerando o hardware simples, a autonomia está dentro de uma margem esperada. Em uso leve, dá pra sair de casa pela manhã e chegar até a noite com carga. Já em uso intenso, vendo vídeos e mantendo a tela ligada, a durabilidade foi de 5 horas e 30 minutos. Já o tempo de carregamento foi de 2 horas e 40 minutos, com o carregador de 5W enviado.  

A caixa do C2 é muito completa. A Nokia carregador, capinha transparente, película de plástico e um bom fone de ouvido. 

No mais, o C2 possui rádio FM, Wi-Fi com suporte a redes de 2.4 Ghz, 4G, Bluetooth 5.0, GPS com A-GPS e suporta dois chips mais um cartão de memória. 

Pontos Negativos

As câmeras são o principal ponto negativo do C2. Tanto o sensor traseiro de 5 Mp, quanto o frontal de 2 Mp, fazem fotos com pouca definição, aspecto lavado e ruídos aparentes. Em locais iluminados, dá pra capturar imagens com qualidade razoável, mas à noite, os resultados são abaixo da média. A qualidade das gravações de vídeo também não é das melhores e o dispositivo é indicado para registros ocasionais. 

Mesmo rodando o Android GO, dá pra baixar a maior dos apps da Play Store. No entanto, o app do Itaú não está disponível para este aparelho. Encontramos outros bancos, como Bradesco, C6, Inter, Nubank, Santander etc, mas o app em específico do Itaú não dá pra ser usado. 

Por fim, o alto-falante mono do dispositivo é muito básico e os sons são pouco definidos e com aspecto metalizados. 

Mas para concluir, será que o Nokia C2 Segunda Edição vale a pena? O aparelho é extremamente básico e é indicado para quem deseja economizar ao máximo em um smartphone e só precisa enviar mensagens, fazer ligações ou assistir vídeos de vez em quando. Outra indicação é para quem precisa ter um dispositivo reserva para usar na rua. 

⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!

🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!

🟠 Compre nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!

Mais Sobre
  • Sistema: Android 11 Go. 
  • Dimensões: 153.95 x 75.9 x 9.55 mm.
  • Peso: 180g. 
  • Processador: MediaTek MT6739WW. 
  • RAM: 1GB.
  • Memória: 32GB. 
  • Expansão de memória: até 256GB por cartão SD.
  • Tela: IPS LCD de 5.7 polegadas.
  • Resolução: 480 x 960 pixel. 
  • Câmera Traseira: 5 Mp.
  • Câmera Frontal: 2 Mp. 
  • Gravação de vídeo: HD. 
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n (2.4 Ghz). 
  • Bluetooth: 5.0.
  • GPS: A-GPS.
  • USB: Micro USB 2.0. 
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, rádio FM e Wi-Fi Hotspot
  • Bateria: 2.400 mAh. 
Postagem Anterior Próxima Postagem