JBL Wave Flex vs Tune Flex: Qual é o Melhor? Comparativo Completo

Tune Flex vs Wave Flex, qual o melhor?

JBL Tune Flex e Wave Flex: além do preço, o que há de diferente entre eles? Qual vale mais a pena comprar? É o que vamos te contar!

Design

De longe, os fones são muito parecidos entre si, mas de perto, dá pra notar algumas diferenças. Apesar de ambos serem do tipo “earpods”, o Tune Flex é mais adaptável, pois tem uma borrachinha na ponta que pode ser trocada para um melhor ajuste. Já o Wave Flex entra direto no canal auditivo, mas por ser menor, o acessório é bem confortável. Os dois são feitos em plástico fosco, mas o Wave Flex é ligeiramente mais compacto e discreto, além de contar com uma região mais baixa que ajuda identificar melhor a área touch. Na questão peso os aparelhos são praticamente iguais. O Wave Flex tem um encaixe melhor em pessoas com orelhas pequenas, mas se esse não for o seu caso, o Tune Flex tem a vantagem de contar com diferentes tamanhos de borrachas. Então, cada um tem o seu público e nesse quesito, temos um empate. 

JBL Tune Flex na mesa.
JBL Wave Flex - Reprodução Canal É Bom. 

Estojo

Também existem diferenças no formato do estojo. O do  Wave Flex é arredondado e lembra uma caixa de jóia, enquanto o Tune tem uma forma mais vertical. Porém, ambos são funcionais, compactos e contam com LEDs para indicar o nível de bateria, então, temos mais um empate. 

Proteção

O Tune Flex conta com a proteção IPX4 contra água, enquanto o Wave Flex possui a certificação IP54. A proteção do Wave flex é superior, pois o fone aguenta jatos de água mais fortes e ainda tem proteção contra poeira. O Tune Flex suporta apenas respingos. Além disso, a case do Wave Flex também tem resistência contra água. Por isso, ponto para o Wave Flex. 

Controles

Os dois fones contam com áreas sensíveis ao toque, que possibilitam controlar funções. Ambos permitem pular ou voltar faixas, chamar a assistente pessoal, controlar o volume, atender ou recusar chamadas e mais. Por aqui, temos outro empate. 

Conexão

Ligar os fones é simples e rápido, bastando retirá-los da caixa e procurá-los pelo seu aparelho. Os dois contam com o Bluetooth 5.2, que se mostrou estável e sem interferências. Mais um empate!

JBL Tune Flex na mão do usuário.
JBL Tune Flex - Reprodução Canal É Bom. 

Qualidade de som

O driver dinâmico de ambos tem 12 mm. Os dois fones possuem uma ótima qualidade de som e se mostram excelentes para ouvir músicas no dia a dia. O Wave Flex veio com um som mais calibrado e basta retirá-los da caixa e começar a ouvir. O Tune Flex inicialmente tem um um som mais “seco” e menos nítido, mas isso foi resolvido ao utilizar equalizadores pelo app da JBL. Depois dos ajustes e colocando o mesmo filtro no Wave Flex, deu pra perceber que o Tune Flex é um pouco mais potente, com graves e médios mais encorpados. Além disso, também é mais fácil distinguir instrumentos no Tune e as frequências são mais estridentes. Por isso, demos o ponto para o Tune Flex. 

Funções

Os característicos recursos da JBL, como o Smart Ambient para ouvir barulhos externos e o Voice Aware para ouvir a própria voz enquanto fala, funcionam bem nos dois. No entanto, o Tune Flex sai na frente por contar com o cancelamento de ruído, que consegue reduzir bem barulhos menos intensos. Logo, ponto para o Tune Flex.

JBL Tune Flex na mão
JBL Tune Flex - Reprodução Canal É Bom. 

Aplicativo

O app é o mesmo para ambos os fones e possibilita fazer configurações. Pelo aplicativo, dá pra ativar recursos, configurar equalizadores, ativar a economia de bateria e mais. Empate novamente. 

Bateria

Durante os nossos testes, a autonomia da bateria do Wave Flex se mostrou superior. Em uso real, o fone ficou ligado por 7 horas e 25 minutos e case deu mais 22 horas de bateria, chegando a 29 horas longe da tomada. Já o Tune Flex ficou funcionando por 7 horas sem o cancelamento ativo de ruído ligado. Quando o ANC está ativo, o tempo médio foi de 5 horas e o estojo deu mais 27 horas para fone. Como a autonomia geral é maior, demos o ponto para o Wave Flex. 

JBL Wave Flex - Reprodução Canal É Bom. 

Microfone

O Tune Flex tem mais microfones, mas curiosidade, a qualidade das gravações do Wave Flex é superior, com áudio mais limpo com menos ruídos, sendo ótimo para ligações. Ponto para o Wave Flex. 

Preço

Por ter menos recursos, o Wave Flex está com o preço menor. Então, neste quesito levou o ponto. 

Como deu pra perceber, os fones possuem pontos positivos e negativos e a escolha vai depender da sua necessidade. Se você procura preza pela qualidade de som, resistência maior à água, cancelamento, vá de Tune Flex. Se você prefere pagar menos, ter uma maior autonomia e microfones superiores, é melhor optar pelo Wave Flex. 

Mais Sobre o Wave Flex
  • Driver: 12mm.
  • Sensibilidade do driver: 1kHz1mW (dB): 105.
  • Resposta da frequência dinâmica 20 Hz - 20 kHz. 
  • Faixa de frequência do emissor BLuetooh: 2.4 GHz - 2.4835 GHz. 
  • Impedância de entrada: 16 Ohms. 
  • Peso do fone: 7.6g. 
  • Bluetooth: 5.2. 
  • Tempo de bateria: 8 horas. 
  • Tempo de carregamento: 2 horas. 
Mais Sobre o Tune Flex
  • Drivers: 12 mm. 
  • Sensibilidade do Driver: 110.
  • Resposta da frequência dinâmica: 20 Hz - 20 kHz.
  • Impedância de entrada: 32 ohms. 
  • Peso do fone: 0.3g.
  • Bluetooth: 5.2.
  • Perfis Bluetooth: A2DP V1.3, AVRCP V1.6, HFP V1.7. 
  • Resistência a água: sim. 
  • Bateria: até 32 horas. 
Postagem Anterior Próxima Postagem