Galaxy A14 5G é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

Galaxy A14 5G na mesa.

Tela Full HD+ de 90 Hz, processador octa-core, três câmeras traseiras e conexão 5G. O Galaxy A14 5G, intermediário da Samsung, no papel tem ótimas especificações. Mas será que vale a pena? Vamos te contar agora os prós e contras deste aparelho, confira!

⚪️ Compre barato na Amazon: clique aqui!

🟠 Compre barato nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre barato no Magazine Luíza: clique aqui!

Pontos Positivos

As linhas do design do A14 5G chamam muito a atenção, pois o modelo parece bastante com os aparelhos da linha S da Samsung. Na frente, há um notch em formato de gota e bordas ao redor do display, já atrás, temos as três câmeras que são incorporadas na carcaça. A traseira é feita em plástico texturizado, que disfarça marcas de dedo e arranhões. Na lateral, que é feita em plástico brilhante, temos a gavetinha para chips, os botões de volume e o botão power, que abriga um rápido e assertivo leitor de digitais. Ademais, o dispositivo tem um ótimo encaixe nas mãos, por causa das suas laterais achatadas. 

Galaxy A14 5G traseira.

A tela deste Galaxy é do tipo IPS LCD e possui 6.6 polegadas, com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. A qualidade do display surpreende, pois as cores são fortes, os ângulos de visão são amplos e a tela tem uma alta fluidez nas animações, por causa dos 90 Hz. O brilho poderia ser um pouco mais forte, mas no geral, essas configurações são excelentes considerando essa faixa de preço. 

O chip que equipa o A14 5G é o Exynos 1330 da Samsung, que funciona com 4GB de RAM. A configuração à primeira vista parece bem simples, mas o hardware se mostrou competente para realizar as tarefas de um usuário básico. Dá para utilizar apps de banco, redes sociais, mensageiros, ferramentas de trabalho e estudo e mais, sem dor de cabeça. É possível notar pequenos engasgos durante a rolagem de alguns apps, mas depois, tudo se estabiliza. A velocidade para abrir e trocar entre apps também é boa, mas por causa da limitação de RAM, o dispositivo consegue manter somente 4 apps abertos ao mesmo tempo. Em jogos, títulos mais básicos como Subway Surfers e Stumble Guys rodam liso. Já games mais pesados como Asphalt 9, Roblox e COD, rodam com gráficos no mínimo. O Free Fire rodou liso com gráficos no médio, mas o Genshin Impact apresentou alguns travamentos mesmo com gráficos no mínimo e com o FPS da tela em 60 Hz. Ainda assim, o desempenho geral melhorou muito em relação ao A13. 

O sistema Android 13 com a interface One UI Core 5.0 contribuem para o bom desempenho do dispositivo. O software é mais leve do que a One UI convencional e gasta menos memória no dia a dia. A maioria das funções estão presentes, como o modo de tela dividida e janela flutuante, painel edge, duplicação de apps e mais. 

Na traseira, temos três câmeras, de 50, 2 e 2 megapixels. O sensor principal faz ótimas imagens, capturando fotos com saturação equilibrada, bom balanço de branco e muitos detalhes e mesmo em situações de baixa luz, a câmera ainda faz bons registros. Os outros sensores são macro e de profundidade e funcionam bem na maioria das vezes para tirar fotos próximas ou com o modo retrato. A câmera frontal de 13 megapixels também faz boas selfies, desde que haja uma boa iluminação no ambiente. O aparelho filma em Full HD a 30 FPS sem estalização. 

Continua depois da publicidade. 

A bateria de 5.000 mAH aguenta um dia inteiro de uso leve e moderado. Então, dá pra sair de casa pela manhã e chegar até a noite com carga. Em uso intenso e com a tela em 90 Hz, o tempo médio foi de 7 horas. Quando o display está em 60 Hz, a autonomia é de 8 horas. Já o tempo de carregamento é de 2 horas com o carregador de 15W enviados. 

No mais, o A14 5G possui Wi-Fi de 2.4 e 5 Ghz, entrada USB tipo C, rádio FM, Bluetooth 5.2, desbloqueio facial e suporta dois chips, mais um cartão de memória. A rede 5G funcionou de forma satisfatória e a recepção foi excelente durante nossos testes. 

Pontos Negativos

Curiosamente, o A14 5G é mais espesso e pesado do que outros modelos da própria Samsung e você pode levar algum tempo para se acostumar. 

Galaxy A14 5G de frente.

Além disso, as bordas do dispositivo são bem aparentes e isso causa um certo estranhamento. 

A qualidade de som também é limitada, pois o alto-falante mono é pouco potente e distorce em volumes altos. 

Por fim, a Samsung não envia fone de ouvido na caixa. 

Mas para concluir, será que o Galaxy A14 5G vale a pena? O dispositivo recebeu ótimos upgrades em relação ao modelo anterior e por isso, é uma boa opção no mercado de intermediários. A tela, o desempenho e as câmeras são os principais destaques e com o preço abaixando nos próximos meses, o aparelho ficará ainda mais interessante.  

⚪️ Compre barato na Amazon: clique aqui!

🟠 Compre barato nas Casas Bahia: clique aqui!

🔵 Compre barato no Magazine Luíza: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: Android 13 Samsung One UI Core 5. 
  •  Dimensões: 167.7 x 78 x 9.1 mm. 
  • Peso: 202g. 
  • Processador: SAMSUNG Exynos 1330. 
  • RAM: 4GB. 
  • Memória máxima: 128GB. 
  • Expansão: 1024GB. 
  • Tela: IPS LCD de 6.6 polegadas. 
  • Resolução: 1080 x 2400 pixel (Full HD+).
  • FPS: 90 Hz. 
  • Câmeras Traseiras: 50 Mp + 2 Mp + 2 Mp.
  • Câmera Fontral: 13 Mp. 
  • Gravação de vídeo: Full HD a 30 FPS. 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac. 
  • Bluetooth: 5.2.
  • USB: Tipo C 2.0. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/Galileo. 
  • Sensores: proximidade, acelerômetro, impressão digital. 
  • Bateria: 5.000 mAh. 


Postagem Anterior Próxima Postagem