Nokia G21 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

Conjunto consistente, bateria de longa autonomia e dois anos de atualizações. Isso é o que promete o G21, smartphone intermediário básico da finlandesa Nokia. Mas será que vale a pena comprar? É o que vamos te contar!

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

Pontos Positivos

No design, a Nokia não quis inventar muito e apostou no que funciona. Na frente, vemos um notch em formato de gota e generosas bordas ao redor do display, enquanto atrás, está somente a moldura de câmeras. O dispositivo tem um corpo feito de plástico fosco texturizado, que evita marcas de dedo e traz um visual sóbrio e bonito. Dos lados, estão os botões de volume, do Google Assistente, a gavetinha de chips e o botão de energia, que abriga o rápido leitor de digitais. O dispositivo é grande, mas por causa das suas laterais retas, tem uma boa pegada. 

A tela de 6.5 polegadas é do tipo IPS LCD e possui resolução HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. O display é fluido, tem um nível de brilho dentro da média e uma boa quantidade de cores e portanto, a maioria dos usuários serão bem atendidos na hora de consumir conteúdos. 

O G21 está equipado com o processador T606 da Unisoc, que funciona com 4GB de RAM. A configuração não impressiona, mas o sistema parece estar bem otimizado e por isso, tivemos uma boa experiência. Dá pra utilizar redes sociais, apps de bancos, mensageiros, serviços de streaming e ferramentas de trabalho sem problemas e a velocidade para abrir e trocar entre aplicações se mostrou muito boa. Em jogos, títulos leves como Subway Surfers, Brawl Stars e Mobile Legends, rodam com folga, enquanto games mais pesados como Asphalt 9 e COD funcionaram sem travamentos, mas com gráficos no mínimo. Roblox e Free Fire rodam com gráficos no médio. 

O aparelho sai de fábrica com o Android 11 puro. O sistema é leve, simples de usar e possui as principais funções, como a navegação por gestos, modo de tela dividida, tocar duas vezes na tela para desbloquear e mais. Existem menos recursos que outros Androids, mas por ser mais enxuto, o software é mais ágil. Além disso, a Nokia promete mais duas atualizações, então, o Android 13 deve chegar por aqui com o passar dos meses. A fabricante também enviará atualizações de segurança por três anos. 

A bateria é de 5.050 mAh. Por ter um processador que não gasta tanta energia, a autonomia é boa e em uso moderado, consultando redes sociais e assistindo a vídeos várias vezes ao dia, dá pra passar um dia e meio longe da tomada. Em uso intenso, o tempo de tela foi de 12 horas, uma excelente marca. 

No mais, o G21 possui Wi-Fi AC com suporte a redes de 2.4 e 5 Ghz, Bluetooth 5.0, USB tipo C 2.0, rádio FM, GPS completo, 128 GB de armazenamento e o modelo aceita dois chips mais um cartão de memória. 

Pontos Negativos

As câmeras do G21 estão abaixo da média se considerarmos o seu preço. Mesmo em locais bem iluminados, dá pra perceber que as cores saem lavadas e com uma quantidade considerável de ruídos. À noite, a qualidade cai mais ainda e os sensores macro e profundidade também sofrem em diferentes tipos de ambientes. Ao contrário das outras câmeras, a de selfie, que tem 8 megapixels é que se sai melhor e é possível capturar boas fotos no dia a dia. O aparelho filma em Full HD a 30 FPS, sem estabilização e as gravações também tem uma qualidade razoável. 

A Nokia optou por economizar no quesito sonoro. O alto-falante mono funciona bem para as tarefas rotineiras, mas a qualidade é apenas mediana, com graves pouco potentes. O fone enviado também é bem simples. 

Por fim, o carregador enviado é de apenas 10W e precisa de mais de 2 horas para completar a carga do aparelho. Felizmente dá pra usar carregadores mais potentes, de até 18W. 

Mas para concluir, será que o Nokia G21 vale a pena? O dispositivo possui pontos fortes, dentre eles a boa tela, o desempenho conciso, a longa autonomia e o sistema leve. Entretanto, pelo que oferece, o valor está alto, pois outros aparelhos como o Galaxy M23, A32 ou o Moto G42, oferecem mais por um preço similar. Portanto, é ideal esperar o preço ficar abaixo dos R$ 1.000. 

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

Mais Sobre
  • Sitema: Android 11 (Android One). 
  • Dimensões: 164.6 x 75.9 x 8.5 mm. 
  • Peso: 190g. 
  • Processador: T606 Unisoc. 
  • Memória RAM: 4GB.
  • Memória máxima: 128 GB.
  • Expansão de memória: 512GB. 
  • Tela: IPS LCD de 6.5 polegadas. 
  • Resolução: 720 x 1600 pixel. 
  • FPS: 90 Hz. 
  • Câmeras traseira: 50 Mp + 2 Mp + 2 Mp. 
  • Câmera frontal: 8 Mp. 
  • Gravação de vídeo: Full HD a 30 FPS. 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac.
  • Bluetooth: 5.0. 
  • USB: Tipo C 2.0. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/Galileo. 
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, impressão digital, rádio FM e microfone de redução de ruído. 
  • Bateria: 5.050 mAh. 
Postagem Anterior Próxima Postagem