Trocafy é confiável? Vale a pena comprar pelo site? Análise

A procura por smartphones usados tem aumentado bastante nos últimos anos e com isso, surgiram sites especializados na compra e na venda desses aparelhos. Agora, este mercado ganhou mais um concorrente, o site Trocafy. Mas será que é confiável? Vale a pena comprar por lá? Saiba tudo!

Pontos Positivos

Antes de tudo, será que a Trocafy é confiável? A plataforma de e-commerce foi criada pela Allied Tecnologia, uma grande distribuidora brasileira. A empresa, que também está por trás da loja Mobcom, é a revendedora autorizada da Apple, Google, Xiaomi e HyperX no Brasil, por isso, sim, a Trocafy é confiável. 

Além do site, a Trocafy também conta com uma loja física, localizada na Avenida Paulista em São Paulo. Por lá, você pode ver produtos, cotar o seu aparelho usado e mais. 

A Trocafy atualmente comercializa vários modelos das marcas Motorola, Samsung e Apple. Os smartphones vendidos são desbloqueados, acompanham a nota fiscal e possuem 3 meses de garantia contra defeitos ou problemas técnicos. 

Um diferencial da Trocafy é que se o usuário receber o aparelho e por algum motivo desejar devolver, isso pode ser feito em até dez dias, o que é excelente. 

Mas na prática, como funciona a compra de um aparelho usado? A Trocafy classifica os smartphones em três categorias. O “estou zerado” é um celular praticamente novo e reembalado, com tempo de uso inferior a 7 dias. A capacidade da bateria está em 100% e o modelo é enviado na caixa e com os acessórios originais. 

Já o selo “sou como novo”, quer dizer que o aparelho está em um bom estado de conservação, com tela intacta mas que pode conter arranhões na carcaça. Nesta condição, os acessórios originais não são enviados. 

A categoria “tenho minhas marcas de uso” indica que o modelo possui marcas na tela e na carcaça. Também não são enviados acessórios. 

Segundo a empresa, todos os aparelhos são revisados por profissionais e devidamente testados, o que diminui a possibilidade de smartphones defeituosos serem enviados. A Trocafy também garante que a saúde da bateria dos aparelhos é acima de 85%.  

Continua depois da publicidade. 

Mas e os preços? Será que valem a pena? Os valores variam de acordo com o estado de conservação e o ano de lançamento do aparelho. Entretanto, durante nossa pesquisa, conseguimos achar modelos com um ótimo preço, o que justifica a compra de um aparelho usado. Conseguimos achar iPhones e celulares da Samsung 40% mais baratos que modelos novos e neste caso, pode valer a pena. Mas nem sempre é assim e há dispositivos que possuem um valor próximo ao de um novo. Portanto, é sempre bom pesquisar antes de comprar. 

Quando solicitamos atendimento, fomos atendidos rapidamente. O contato pode ser feito via chat, e-mail ou telefone. 

Pontos Negativos

Como dito antes, aparelhos das categorias “sou como novo” e “tenho minhas marcas de uso” não acompanham acessórios acessórios como carregadores, fones de ouvido e cabos USB na caixa e o usuário deve comprá-los à parte. 

Atualmente, as formas de pagamento aceitas são PIX ou cartão de crédito, não sendo possível pagar por boleto ou cartão de débito. 

Para fazer a venda, é preciso acessar outro site, que se chama Brused. Por lá, você insere os dados do seu modelo e recebe a proposta. Entretanto, atualmente o site só compra modelos de iPhone, Motorola e Samsung, o que é um ponto negativo. Outro problema é que geralmente as propostas são bem baixas e só valem a pena se você precisar vender o aparelho rapidamente. 

A nota da Trocafy no Reclame Aqui é de 8.5, considerada ótima. 100% das reclamações foram respondidas e 80% das pessoas afirmam que voltariam a fazer negócios com a empresa. Os principais problemas reportados são atraso na entrega, problemas na finalização da compra e dificuldade no estorno de valores. 

Mas para concluir, será que a Trocafy vale a pena? O site em si é confiável e caso você encontre um modelo do seu interesse por um bom preço, pode ser vantajoso comprar por lá. Entretanto, é sempre bom pesquisar em outros sites, pois dependendo do caso, pode ser mais interessante optar por um smartphone novo. 

Mais Sobre
  • Controlador: Allied. 
  • Serviço: venda de smartphones usados e reembalados. 
  • Marcas vendidas: Motorola, Samsung e Apple. 
  • Garantia: 3 meses. 
  • Tempo de devolução: 10 dias. 
  • Os aparelhos são revisados: sim. 
  • Possui loja física: sim. 
  • Saúde de bateria dos aparelhos: acima de 85%. 
  • Formas de pagamento: PIX e cartão de crédito. 
  • Nota final: 7/10. 
Postagem Anterior Próxima Postagem