Moto G42 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica Completa

O Moto G42 é mais uma opção da Motorola para quem está à procura de um smartphone intermediário básico. Mas no que ele se diferencia? Será que vale a pena comprar? Saiba tudo!

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

Pontos Positivos

Assim como outros aparelhos da Motorola, a aparência do G42 é simples, mas bonita. Na frente, temos um furinho que abriga a câmera e finas bordas ao redor da tela. Já na traseira, que é feita em um plástico fosco, vemos apenas o módulo retangular que abriga as câmeras. Um ponto a mencionar  é que a sua lateral tem um aspecto mais quadrado e o smartphone é muito leve e isso proporciona uma ótima pegada. Nas laterais, estão a gavetinha para chips, os botões de volume e o botão power, que também é um rápido leitor de digitais. No quesito design, não há muito o que reclamar. 

A tela do G42 é um dos pontos de destaque. O painel, que é do tipo OLED, possui resolução Full HD+ e a taxa de atualização é de 60 Hz. Por contar com a tecnologia OLED, as cores são intensas, os ângulos de visão são muito amplos e o preto é profundo, o que é ótimo para o uso no dia a dia e para o consumo de mídia. A taxa de atualização poderia ser maior, mas se você não liga para este detalhe, o display te atenderá muito bem. 

A qualidade sonora também é algo que impressiona. Os alto-falantes estéreo entregam um ótimo som, com médios e agudos aparentes e graves fortes. Além disso, há o controle de áudio por Dolby Atmos, em que você escolhe o perfil de acordo com a atividade que você está fazendo, melhorando ainda mais o som. 

Por dentro, este Motorola conta com o Snapdragon 680, que roda com 4GB de RAM. No geral, o desempenho é bom e a performance é suficiente para fazer as tarefas do dia a dia sem sufoco. Então, apps de bancos, redes sociais, ferramentas de trabalho, etc, funcionam bem e a velocidade de abertura e troca entre apps é satisfatória. Até dá pra notar alguns pequenos engasgos aqui e ali, mas nada que atrapalhe muito. Em jogos, títulos leves como Stumble Guys e Lords Mobile rodam muito bem. Games mais elaborados como Asphalt 9 e PUBG até funcionam, mas com gráficos no baixo e com alguns LAGs. Por fim, o Free Fire rodou muito bem com gráficos no médio, mas o Roblox travou bastante. Então, o G42 é ideal para jogadores casuais. 

O sistema aqui é o Android 12, com poucas personalizações. O software é leve, fácil de mexer e até bastante completo, pois conta com os recursos de navegação por gestos, tema escuro, botão interativo para atalhos, movimentos para ligar a lanterna e ativar a câmera,  tela interativa que mostra notificações mesmo com a tela apagada e mais. Além disso, segundo a Motorola, este modelo receberá o Android 13 no futuro. 

Na traseira, vemos três câmeras, de 50, 8 e 2 megapixels. A câmera principal surpreendeu, pois faz fotos detalhadas, com cores reais e saturação equilibrada. Mesmo em locais com pouca luz, os resultados são satisfatórios e o HDR melhora muito os registros. A câmera ultrawide é mais básica, mas ainda funciona bem e os resultados estão dentro da média. O sensor macro é o mais limitado e é preciso ter paciência para conseguir focar em ambientes próximos. A câmera frontal tem 16 megapixels e tira boas selfies quando há uma luz adequada no ambiente. O aparelho filma ainda em Full HD a 30 FPS, mas sem estabilização. 

O tanque do smartphone é padrão e tem 5.000 mAh. A bateria é suficiente para chegar ao fim do dia sem problemas, tanto em uso básico quanto em uso moderado. Em utilização intensa, conseguimos ficar com a tela ligada por 11 horas, uma marca muito boa. Já o carregador de 20W leva uma hora para completar a carga do dispositivo. 

No mais, o G42 possui Wi-FI AC, Bluetooth 5.0, USB tipo C 2.0, NFC, rádio FM, capinha e fone na caixa e a bandeja aceita dois chips mais um cartão de memória. 

Pontos Negativos

Apesar de ter uma tela de boa qualidade, a taxa de atualização é de apenas 60 Hz, o que é estranho, já que o Moto G32 já conta com um FPS mais alto. 

Além disso, mesmo contando com o Android 12, não há o suporte à personalização das cores dos ícones, um dos principais recursos do novo sistema do Google. 

Por fim, como dito antes, o desempenho em jogos pesados é limitado. 

Mas para concluir, será que o Moto G42 vale a pena? O conjunto oferecido é equilibrado e de forma geral, podemos dizer que o G42 é um bom smartphone. Para quem deseja fazer uso básico, jogar de vez em quando e tirar boas fotos, o G42 está recomendado. Entretanto, é preciso se atentar ao preço, já que se estiver mais caro que o Moto G52, a compra do G42 não faz muito sentido. 

Mais Sobre

  • Sistema: Android 12. 
  • Dimensões: 160.4 x 73.5 x 7.99 mm. 
  • Peso: 174g. 
  • Processador: Snapdragon 680 4G Qualcomm SM6225. 
  • Memória RAM: 4 GB. 
  • Memória Máxima: 128GB. 
  • Tela: gOLED de 6.4 polegadas. 
  • Resolução: 1080 x 2400 pixel. 
  • Densidade de pixels: 411 ppi. 
  • FPS: 60 Hz. 
  • Câmeras Traseiras: 50 Mp + 8 Mp + 2 Mp. 
  • Câmera Frontal: 16 Mp F 2.2. 
  • Gravação de vídeo: Full HD a 30 FPS. 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac.
  • Bluetooth: 5.0. 
  • USB: Tipo C 2.0. 
  • NFC: Sim.
  • GPS: A-GPS/GLONASS/BeiDou/Galileo/LTEPP/SUPL. 
  • Sensores: Acelerômetro, proximidade, giroscópio, bússola, impressão digital, rádio FM e gestos. 
  • Bateria: 5000 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem