Moto E22 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

Tentando repetir o sucesso de vendas do E20, a Motorola lançou no Brasil o Moto E22. O modelo veio em duas versões e a principal característica dos aparelhos é a sua tela de 90 Hz. Mas será que vale a pena comprar? É o que vamos te contar!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

🟣 Confira o preço do E22 no Carrefour: clique aqui!

🟡 Veja o preço do aparelho na Girafa: clique aqui!

Pontos Positivos

A aparência do E22 é sóbria e o modelo é similar a outros aparelhos vendidos pela Motorola. Na frente, encontramos o característico notch em formato de gota e bordas ao redor e abaixo do display. A traseira do smartphone é o que difere o E22 de outros modelos, pois o módulo de câmeras é dividido em dois. Nas laterais, que são quadradas, encontramos o botão de energia, que abriga o rápido leitor de digitais, as teclas de volume e a gavetinha para chips. A leveza do aparelho impressiona e além disso, as bordas achatadas dão uma excelente pegada, fazendo com o uso seja muito cômodo. 

O E22 tem uma tela de 6.5 polegadas, com resolução HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. Considerando o preço, o display do dispositivo é muito bom, pois tem ângulos de visão amplos e cores vivas. Assim como outros modelos de entrada, o brilho não é tão alto e para usar em locais abertos, é preciso aumentar o nível ao máximo. O destaque é a taxa de atualização, que deixa as animações muito fluidas e rápidas. O E22 atende muito bem um usuário básico no dia a dia. 

A qualidade sonora também impressiona. O modelo possui dois alto-falantes estéreo com certificação Dolby Atmos, que entregam sons claros, encorpados e equilibrados. O consumo de mídia no E22 é muito satisfatório. 

O smartphone da Motorola possui o processador Helio G37 da MediaTek e há versões com 2 ou 4GB de RAM. O desempenho é bom mesmo no modelo mais básico, visto que a abertura dos apps é rápida e na maior parte do tempo, tudo funciona bem. Aplicativos que carregam muitas informações, como o Gmail, dão alguns engasgos no início, mas depois tudo se estabiliza. Logo, dá pra usar apps de entretenimento, bancos, redes sociais e mais normalmente. O grande problema que encontramos na versão de 2GB é que o smartphone não consegue segurar mais de quatro aplicativos abertos ao mesmo tempo. Portanto, caso você utilize muitos apps por vez, é ideal escolher a versão com mais RAM. Em jogos, títulos leves como Subway Surfers e Bridge Race rodam bem, mas games mais pesados como PUBG e Asphalt rodam bem travados, portanto, não indicamos para games pesados. Já o Free Fire funciona bem com gráficos no médio. É importante ressaltar que alguns jogos rodam melhor quando a tela está travada em 60 Hz, pois nem todos os games estão otimizados. 

O Moto E22 vem equipado com o Android 12. O sistema é leve e fácil de usar, além de contar as funções de navegação por gestos, movimento para ativar a lanterna, botão interativo para atalhos rápidos e mais. 

A versão mais básica conta com apenas 32GB de armazenamento. O espaço pode ser suficiente para quem baixar poucos apps e arquivos, mas caso você precise de mais espaço, é melhor comprar a versão com 64GB. Felizmente dá pra expandir a memória de ambos via cartão Micro SD. 

Atrás do E22 temos duas câmeras, de 16 e 2 megapixels. A câmera principal faz boas fotos e quando há uma boa iluminação, as imagens saem com saturação equilibrada e muitos detalhes. O HDR é muito eficiente e os resultados do dia a dia são satisfatórios. Em locais com pouca luz, a qualidade cai, mas as fotos capturadas ainda estão dentro da média. A câmera frontal é bem mais limitada e é um dos pontos negativos. O aparelho filma ainda em Full HD a 30 FPS, sem estabilização. 

A bateria de 4020 mAh tem uma boa autonomia, mesmo com a alta taxa de atualização. Em uso básico ou moderado, dá pra chegar até a noite com carga e você poderá sair para o trabalho sem se preocupar com a bateria. Já em uso intenso, com brilho no máximo, o tempo de tela foi de 6 horas e 50 minutos com a taxa de atualização no automático. Rodando a 60 Hz, a duração média foi de 7 horas e 30 minutos. Já o carregador de 10W precisa de 2 horas e 40 minutos para carregar o dispositivo completamente. 

No mais, o E22 possui Bluetooth 5.0, GPS completo, 4G, rádio FM e o interessante é que o aparelho possui suporte a redes de 2.4 e 5 Ghz e a entrada é do tipo USB-C. 

Pontos Negativos

Como dito antes, o brilho da tela é bem baixo e isso pode incomodar algumas pessoas. 

Além disso, a câmera frontal é bem básica e mesmo em locais bem iluminados, há granulações aparentes. 

Por ter um sistema mais simples, as funções de personalização são escassas por aqui. Ademais, alguns gestos ficaram de fora, como o de sacudir para ativar a câmera. 

Mas para concluir, será que o Moto E22 vale a pena? O aparelho da Motorola é muito interessante e pode ser uma boa escolha para quem precisa do básico. A tela é fluida, a bateria dura muito tempo, o alto-falante é ótimo e o chipset faz as tarefas simples do dia a dia. Entretanto, é preciso esperar o preço abaixar, pois o modelo só faz sentido se estiver abaixo de R$ 1.100. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

🟣 Confira o preço do E22 no Carrefour: clique aqui!

🟡 Veja o preço do aparelho na Girafa: clique aqui!

Mais Sobre
  • Sistema: Android 12 MyUX. 
  • Dimensões: 163.5 x 74.6 x 7.99 mm. 
  • Peso: 172g. 
  • Processador: Helio G37 MediaTek MT6765V/CB. 
  • RAM: 2GB/4GB. 
  • GPU: PowerVR GE8320.
  • Expansão via cartão SD: sim. 
  • Tela: IPS LCD de 6.5 polegadas. 
  • Resolução: 720 x 1600 pixel.
  • Densidade de pixels: 270 ppi. 
  • FPS: 90 Hz. 
  • Câmera Traseiras: 16 Mp + 2 Mp. 
  • Câmera Frontal: 5 Mp F 2.4. 
  • Vídeo: Full HD a 30 FPS.
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac. 
  • Bluetooth: 5.0 com A2DP/LE. 
  • USB: Type-C 2.0. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/Galileo/LTEPP/SUPL. 
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, rádio e impressão digital. 
  • Bateria: 4020 mAh. 
Postagem Anterior Próxima Postagem