Dell Inspiron 15 3000 é bom? Vale a pena em 2023? Análise (Inspiron i15 3000, 3501)

A linha Inspiron 15 3000 da Dell recebeu atualizações e agora conta com design aprimorado e processadores mais atuais. Mas quais são as diferenças entre os modelos? Qual vale mais a pena comprar? É o que vamos te contar!

⚪️ Compre Inspiron Pentium: clique aqui!

🔴 Compre o Inspiron i3: clique aqui!

🟡 Compre Inspiron i5: clique aqui!

🟠 Comprei Inspiron i7: clique aqui!

Pontos Positivos

O design foi totalmente repaginado e os modelos 3000 agora parecem mais modernos. Os aparelhos continuam sendo feitos em plástico, mas agora, possuem  linhas mais retas e menos bordas na tela além de ser mais fino. Algo interessante é que os notebooks agora ficam levemente saltados quando estão abertos, o que melhora a visualização. As cores disponíveis são prata e preto, a depender da versão. 

A tela de 15.6 polegadas desses modelos possui resolução Full HD e são do tipo WVA. A qualidade é boa, com brilho forte, contraste equilibrado e quantidade de cores dentro da média. Com isso, o display atende muito bem o usuário básico, sendo um dos melhores nesta faixa de preço. Os alto-falantes estéreo também entrega uma boa qualidade. 

O teclado é padrão mas ainda consegue oferecer uso confortável. As teclas são amplas e possuem uma boa profundidade, além de contar com um teclado numérico na direita, que facilita demais o uso. O touchpad também funciona bem, tendo boa resposta, espaço amplo para utilização e suporte a gestos. 

A quantidade de entradas também é excelente. Encontramos por aqui uma entrada HDMI 1.4, uma entrada para fone de ouvido, duas portas USB 3.2 e uma porta USB 2.0. Ainda há um slot para cartão SD. 

Na questão dos processadores, há modelos que vão desde o Pentium Gold até o Intel Core i7 de décima primeira geração. Os notebooks com Pentium Gold são voltados para quem faz atividades muito básicas, como navegação na internet, consumo de mídia e edição de documentos bem simples. Os modelos com Core i3 conseguem fazer um pouco mais e entregam uma velocidade maior nas tarefas básicas do dia a dia. Com as versões com i5 já é possível fazer atividades que demandam mais da máquina, como editar fotos básicas, utilizar planilhas mais pesadas e aprender linguagens de programação. Já os notebooks com i7 são as melhores opções para quem deseja realizar tarefas pesadas, como fazer edições complexas em fotos, editar vídeos, utilizar programas de arquitetura e mais. 

Você pode escolher entre as versões com 4GB, 8GB ou 16GB de RAM. Para rodar o Windows sem sufoco, recomendamos os modelos com 8GB de RAM. Entretanto, caso você faça atividades muito básicas, os notebooks com memória de 4GB podem ser suficientes. Vale ressaltar ainda que na maioria dos modelos dá pra fazer upgrade de memória.

Mas dá pra jogar com estes notebooks? Nas versões com Pentium e i3, apenas jogos casuais como LOL e The Sims 4 rodam sem engasgos. Com os modelos i5 e i7 também é possível rodar games mais simples, mas para executar jogos mais pesados, como FIFA, Forza e COD, é preciso que você escolha as versões que possuem placa de vídeo dedicada. Então, para quem deseja jogar, apenas os modelos com placa de vídeo GeForce são indicados.

Mas e a bateria? Os aparelhos contam com um tanque  de 54Wh e autonomia média de 5 horas em uso moderado e essa marca está dentro da média. 

Já a webcam tem qualidade de 720p e apesar de não ser espetacular, serve bem para fazer videochamadas. 

No mais, os aparelhos contam com Wi-Fi AC, Bluetooth 4.2 e ainda possuem um ótimo leitor de digitais. 

Pontos Negativos

Por ter saída de ar voltada para parte debaixo, o aparelho costuma esquentar quando usado no colo ou na cama. 

Além disso, infelizmente não há entrada USB-C ou para cabos ethernet. 

Por fim, por ser um modelo de entrada, sua construção não é muito robusta e muitas vezes a carcaça afunda quando se usa o aparelho com o braço apoiado. 

Mas para concluir, será que os notebooks Inspiron 15 3000 valem a pena? Essa linha da Dell atende diferentes tipos de uso e você deve escolher a versão de acordo com a sua necessidade. Para uso muito básico, o modelo com Pentium pode valer a pena. Já para quem faz o básico, mas precisa de consistência, a versão mais indicada é a com i3. Se você quer um bom desempenho no uso geral, vá com a versão i5. Para utilizar programas mais potentes, é preciso optar pela versão com i7. 

⚪️ Compre Inspiron Pentium: clique aqui!

🔴 Compre o Inspiron i3: clique aqui!

🟡 Compre Inspiron i5: clique aqui!

🟠 Comprei Inspiron i7: clique aqui!

Postagem Anterior Próxima Postagem