Nokia C30 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

Tela ampla, bateria gigante e desempenho suficiente para as tarefas do dia a dia. É isso que o Nokia C30 busca oferecer para os usuários. Mas será que o smartphone vale a pena? É o que vamos te contar nos próximos minutos!

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

📦 Assista ao unboxing do aparelho: clique aqui!

Pontos Positivos

O design do C30 é padrão, bastante similar com outros smartphones nessa  faixa de preço. O aparelho é construído em uma peça única de plástico, que mesmo sendo simples, traz a sensação de durabilidade. Além disso, a sua tampa, que aliás é removível, possui uma textura fosca, que esconde marcas de dedo e evita arranhões. Na frente, vemos um notch em formato de gota e uma borda abaixo do display, enquanto atrás, vemos o módulo circular de câmeras e o rápido sensor de digitais. Mesmo tendo uma bateria grande, o dispositivo não é muito pesado e isso contribui para um uso confortável. Porém, o display é bastante amplo e é preciso utilizar o dispositivo com duas mãos. 

A tela deste Nokia é do tipo IPS LCD e possui 6.82 polegadas, com resolução HD+ de 720 x 1600 pixels e 257 ppi de densidade. No geral, a qualidade do display é boa, pois os ângulos de visão são amplos, as cores são equilibradas e o nível de brilho é satisfatório. Ademais, a tela grande é uma excelente pedida para quem gosta de assistir a vídeos no celular. Por isso, o C30 oferece uma boa tela pelo seu preço. 

Por dentro, o C30 possui o processador Unisoc SC9863A e roda com 2GB de RAM. De início, a configuração pode assustar, mas conseguimos fazer tarefas simples sem muita complicação. Com o smartphone é possível responder mensagens, fazer pesquisas na internet, realizar ligações, assistir a vídeos no TikTok e YouTube e rolar por redes sociais. A abertura dos aplicativos não é das mais rápidas, mas geralmente, depois que as informações do app são carregadas, o desempenho melhora bastante. Aplicativos que possuem versão lite, como o Instagram Lite e o Google Go, abrem com uma maior agilidade, por isso, é sempre melhor optar por estes apps. Além disso, por causa da pouca RAM, não é possível manter várias aplicações abertas ao mesmo tempo. Em jogos, apenas títulos leves como Subway Surfers e Clash Royale tiveram uma performance sólida. Em games mais pesados como Asphalt e COD, travamentos são constantes, por isso, não indicamos pra isso. Já o Free Fire roda bem com gráficos no médio. 

Por causa do hardware simples, a Nokia optou por colocar o Android 11 versão GO no smartphone. O sistema é limpo, fácil de usar e bastante rápido, o que são pontos positivos. As principais funções do sistema estão presentes, mas faltam algumas ferramentas, como a divisão da tela em dois apps e a navegação por gestos. Entretanto, há outras ferramentas interessantes, como abaixar a barra de notificações pelo sensor de digitais, abrir a câmera pelo botão de energia e mais. 

Atrás do aparelho, vemos duas câmeras, de 13 e 2 megapixels. O sensor principal consegue tirar fotos com uma boa qualidade, desde que a iluminação no ambiente seja adequada. A segunda câmera, que serve para tirar fotos em modo retrato, também faz um recorte decente e no geral, as imagens tem qualidade satisfatória. Porém, ambas as câmeras são limitadas em locais escuros. Já a câmera frontal de 8 megapixels faz selfies com qualidade dentro do esperado, suficiente para registros ocasionais. O aparelho filma ainda em Full HD a 30 FPS sem estabilização.

Sem dúvida, o que mais chama a atenção no C30 é a sua bateria enorme. O tanque de de 6.000 mAh permite ficar até dois dias e meio longe da tomada em uso leve. Em uso moderado, o tempo médio foi de um dia e meio, enquanto em uso intenso, a duração foi de 14 horas, marcas impressionantes. A bateria do aparelho é a melhor dentre os modelos dessa faixa de preço. 

A caixa do C30 é muito completa. A Nokia envia além do carregador, uma capinha transparente, uma película de plástico e um bom fone de ouvido. 

No mais, o C30 conta com Wi-FI A/B/G/N, Bluetooth 4.2, GPS com A-GPS, 32GB de armazenamento com expansão para até 256GB via cartão SD, desbloqueio facial e rádio FM. 

Pontos Negativos

A bateria é grande, mas o tempo de recarga também. O carregador de 10W enviado leva 3 horas e meia para carregar o dispositivo completamente. 

O alto-falante é limitado e as frequências não são balanceadas. Além disso, a posição do speaker é ruim, fazendo com que a saída seja tapada constantemente durante o uso. Dá pra usar o aparelho para consumir conteúdos, mas esteja atento a esses detalhes. 

A Nokia tem sido referência no quesito atualizações de sistema em seus aparelhos mais caros, mas infelizmente, o Nokia C30 não receberá updates. 

Por fim, não é possível se conectar à redes de 5 Ghz. 

Mas e aí, será que o Nokia C30 vale a pena? Se você deseja um aparelho com tela grande, bateria que dura muito tempo e que custe abaixo de R$ 1.000, o Nokia C30 é uma boa pedida. Entretanto, o hardware limitado e a pouca memória RAM são pontos a se observar, pois há modelos que possuem um desempenho melhor e contam com um preço similar, como o Galaxy A03 e o Moto E32.  

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

📦 Assista ao unboxing do aparelho: https://bit.ly/eboxbr

Mais Sobre

  • Sistema: Android 11 Go. 
  • Dimensões: 177.7 x 79.1 x 9.9 mm. 
  • Peso: 237g. 
  • Processador: Unisoc SC9863A. 
  • Memória RAM: 2GB. 
  • Memória Máxima: 32GB. 
  • Expansão de memória: até 256GB via cartão MicroSD. 
  • Tela: IPS LCD de 6.82 polegadas.
  • Resolução da tela: 720 x 1600 pixel. 
  • Densidade de pixels: 257 ppi.
  • Cameras traseiras: 13 e 2 Mp. 
  • Câmera frontal: 5 Mp. 
  • Gravação de vídeo: Full HD. 
  • Wi-Fi: 802.11b/g/n. 
  • Bluetooth: 4.2. 
  • USB: micro USB 2.0. 
  • GPS: A-GPS. 
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, impressão digital e rádio FM. 
  • Bateria: 6.000 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem