Galaxy Tab A8 (SM X200/X205) é bom? Vale a pena? Análise/Review (A8 10.5)

O Galaxy Tab A8, tablet de entrada da Samsung ganhou uma nova versão e agora o modelo conta com uma tela ampla e mais nítida, mais bateria e um maior poder de processamento. Mas será que o Tab A8 de 10.5 polegadas vale a pena? É o que vamos te contar!

🛒 Compre BARATO na Magalu agora: clique aqui!

⚪️ Compre BARATO na Amazon: clique aqui!

Pontos Positivos

A fabricante coreana tem prestado bastante atenção na construção de seus tablets e isso inclui o Tab A8. O modelo tem uma construção feita de metal na traseira e laterais, o que passa um ar mais sofisticado ao produto. Além disso, na parte frontal, há menos bordas ao redor do display, deixando assim, o visual mais limpo e atual. Seguindo a tendência do mercado, o dispositivo possui linhas achatadas e retas e isso contribui para uma ótima pegada. Ademais, o dispositivo possui um peso muito bem distribuído e o uso é bastante confortável, mesmo em longos períodos. 

A tela TFT LCD do A8 possui 10.5 polegadas e resolução de 1200 x 1920 pixels e 216 ppi de densidade. Na prática, esses números indicam que o aparelho possui uma tela de boa qualidade, com uma extensa gama de cores, amplos ângulos de visão e ótima nitidez. O brilho poderia ser um pouco mais fortes, mas considerando o preço final do aparelho, temos aqui um ótimo display para o dia a dia. 

A qualidade sonora também foi algo que nos surpreendeu. O tablet da Samsung conta com quatro alto-falantes, que entregam sons bastante equilibrados e com certificação Dolby Atmos. Por isso, o aparelho se mostrou excelente para jogar, ouvir músicas e consumir conteúdos.

O A8 está equipado com o chip Tiger T618 da Unisoc e roda com 4GB de RAM. Esse processador não é tão conhecido pelos brasileiros, mas a nossa experiência com o dispositivo foi satisfatória. Tarefas simples como rolar por redes sociais, editar documentos no Google Docs, navegar na internet, editar fotos, assistir vídeos e utilizar ferramentas de trabalho como Trello podem ser feitas sem nenhuma dificuldade e a abertura e a troca entre aplicativos costuma ser bem rápida. Em tarefas mais pesadas, como na edição de vídeos, dá pra notar as limitações, mas mesmo assim, o desempenho entregue é ótimo. Em jogos, títulos leves como 8 Ball Pool e Free Fire rodaram sem engasgos. Games mais pesados como Asphalt 9 e Genshin Impact até funcionam, mas com gráficos reduzidos e com algumas travadinhas ocasionais. Mas de forma geral, o A8 vai bem em jogos. 

O tablet da coreana sai de fábrica com o Android 11, rodando a interface One Ui 3.0 Core. Apesar da nomenclatura “core”, o sistema da Samsung se mostrou bastante completo, contando com os principais recursos. Dá utilizar os apps em modo janela flutuante, dividir a tela em dois aplicativos, utilizar a navegação por gestos, usar a tela edge de atalhos rápidos e mais. Além disso, o modelo deve receber o Android 12 em breve.

A versão brasileira possui 64GB de armazenamento e aproximadamente 56GB estão disponíveis para o usuário. O espaço é suficiente para baixar os principais apps do a dia e além disso, é possível expandir a memória para até 1024GB via cartão micro SD. 

Mas quais acessórios funcionam no modelo? Infelizmente o tablet não é compatível com a caneta S Pen e caso você queira uma, é preciso adquirir uma caneta com ponta de borracha genérica. Também não existe uma capa teclado oficial, mas você pode comprar outros modelos à parte. Felizmente o dispositivo é compatível com mouses bluetooth e outros acessórios USB-C. 

A câmera traseira do modelo possui 8 megapixels. O sensor faz bons registros e serve muito bem para escanear documentos e fazer imagens de vez em quando. Já a câmera frontal possui 5 megapixels e funciona para fazer chamadas em vídeos e tirar selfies ocasionais.

Continua depois da publicidade. 

A bateria de 7.040 mAh consegue fornecer uma autonomia excelente. Em uso moderado, rolando por redes sociais e assistindo a vídeos algumas vezes durante o dia, o tempo médio de bateria foi de dois dias e meio. Já em uso contínuo, o tempo médio é de 9 horas, marcas excelentes. 

No mais, o A8 conta com o Wi-Fi com suporte a redes de 2.4 e 5 Ghz, Bluetooth 5.0, USB-C, GPS e existem modelos com apenas Wi-Fi ou com Wi-Fi, 4G e suporte a ligações e SMS.  

Pontos Negativos

Assim como o seu antecessor, por aqui, não há um leitor de digitais. Portanto, será preciso desbloquear o aparelho com uma senha ou pelo reconhecimento facial, que só funciona bem em locais com uma boa iluminação. 

O tempo de carregamento do A8 é muito alto. Com o carregador enviado, é preciso esperar mais de 3 horas para que o aparelho vá de 0 a 100% de bateria. 

Por fim, como dito anteriormente, a tela é bastante reflexiva e o brilho não é muito forte e em locais com muita luz, é mais difícil visualizar os conteúdos apresentados. 

Mas pra concluir, será que o Galaxy Tab A8 vale a pena? O tablet da Samsung é uma excelente opção de entrada, pois fornece ao usuário uma ótima tela, qualidade de som impressionante, bateria com longa autonomia e desempenho suficiente para tarefas básicas e até mesmo um pouco mais elaboradas. Sem dúvida, o aparelho é um dos tablets com o melhor custo-benefício nessa faixa de preço. 

🛒 Compre BARATO na Magalu agora: clique aqui!

⚪️ Compre BARATO na Amazon: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: Android 11 Samsung One UI 3.0. 
  • Dimensões: 246.8 x 161.9 x 6.9 mm. 
  • Peso: 508g. 
  • Processador: Tiger T618 Unisoc. 
  • RAM: 4GB. 
  • Memória: 64GB. 
  • Expansão de memória: até 1025GB via cartão SD. 
  • Tela: TFT LCD de 10.5. 
  • Resolução: 1200 x 1920 pixel. 
  • Densidade de pixels: 216 ppi. 
  • Câmera Traseira: 8 Mp. 
  • Câmera Frontal: 5 Mp. 
  • Gravação de vídeo: Full HD. 
  • Wi-FI: 802.11 a/b/g/n/ac. 
  • Bluetooth: 5.0. 
  • USB: Tipo C 2.0. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/BeiDou/Galileo.
  • Suporte à ligações: sim. 
  • Suporte à mensagens: sim. 
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, giroscópio, bússola e impressões de digitais. 
  • Bateria: 7.040 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem