iPhone 13 Mini é bom? Vale a pena? O melhor compacto - Review/Análise

Existem poucas opções de smartphones compos no mercado e a linha Mini de iPhones veio tentar preencher essa lacuna. O iPhone 13 Mini recebeu alguns upgrades em relação ao seu antecessor e o dispositivo trouxe muita potência em um corpo pequeno. Mas será que vale a pena comprar? Pra quem é indicado? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

Assim como os outros iPhones da linha, o 13 Mini tem um corpo verdadeiramente premium, trazendo vidro na traseira e metal nas laterais. O design é praticamente o mesmo que vimos no ano passado, com bordas chapadas e linhas arredondadas e as únicas diferenças visíveis são o notch menor e a disposição das câmeras na traseira. Mas o que chama atenção mesmo é o seu tamanho. O aparelho é muito compacto, leve e apresenta uma ótima ergonomia, permitindo que o usuário utilize o smartphone com uma só mão. Além disso, este iPhone fica bastante discreto no bolso, algo que não vemos há muito tempo. Para completar, o pequeno da maçã também conta com a certificação IP68 e a proteção Ceramic Shield na tela e isso dá mais resistência ao modelo.

A tela do 13 Mini é do tipo OLED e possui 5.42 polegadas, com resolução de 1080 x 2340 pixels. A taxa de atualização é de 60 Hz, o que é compreensível, já que a bateria do iPhone é pequena. A qualidade geral do display é excelente, pois apresenta cores vívidas, tons profundos de preto e ótimos ângulos de visão. O brilho também é forte e o uso é cômodo até mesmo em locais com muita luz. 

Por dentro, o 13 Mini conta com o poderoso chip Apple A15 Bionic, que funciona com 4GB de RAM. Sejamos sucintos: o desempenho é excelente e é possível realizar qualquer tarefa no aparelho, desde utilizar redes sociais a editar fotos e vídeos. A velocidade de abertura ou troca de aplicativos é impressionante, o que faz deste iPhone um dos aparelhos mais rápidos do mercado. Em jogos, títulos leves ou pesados rodam com folga, mesmo com gráficos no alto. Por isso, o 13 Mini é ótimo para quem deseja jogar títulos como COD, PUBG ou Genshin Impact. 

O Mini já sai de fábrica rodando o iOS 15, versão mais atual do sistema da Apple. O software é direto ao ponto, simples de usar e muito rápido, o que contribui muito para experiência do usuário. Também existem funções interessantes, como o modo foco para evitar distrações, a leitura de textos em imagens, vídeo em modo picture-in-picture e muito mais. Ainda faltam algumas ferramentas, como o modo de tela dividida, mas de forma geral, o iOS é excelente. 

Na traseira, o 13 Mini conta com duas câmeras, de 12 e 12 megapixels. Os sensores são os mesmos do iPhone 13 e por isso, capturam fotos excelentes. Os registros saem detalhados, com ótimo alcance dinâmico e cores fortes e até mesmo em locais com luz baixa, as fotos são ótimas, pois contam com a ajuda do modo noite. A câmera ultrawide também consegue se sair muito bem, exibindo cores intensas e exposição equilibrada. Porém, as fotos costumam sair distorcidas nos cantos. A câmera frontal também tem 12 megapixels e faz selfies naturais e com ótima nitidez. O aparelho conta ainda com perfis fotográficos para ajustar o contraste de acordo com a necessidade e o modo de gravação cinematográfico. Os vídeos são feitos em 4K a 60 FPS. 

A bateria de 2.438 mAh é maior que a do antecessor e a otimização feita pela Apple é surpreendente. Em uso leve e moderado, dá pra chegar até o fim do dia com carga, enquanto em uso intenso, o tempo médio é de 9 horas de tela ligada. Existem vários aparelhos que possuem autonomia muito maiores, mas consideramos como ponto positivo por causa do tamanho pequeno do 13 Mini. Há ainda o suporte ao carregamento sem fio e ao carregamento rápido. Usando um carregador de 20W, é preciso uma hora e 10 minutos para que o dispositivo vá de 0 a 100% de bateria. 

No mais, o iPhone Mini conta com Wi-Fi AC, Bluetooth 5.0, NFC e o desbloqueio é pelo Face ID, que agora libera a tela até mesmo quando o usuário está de máscara. 

Pontos Negativos

Se o corpo do aparelho é menor, consequentemente há uma área menor para dissipação de calor. Por isso, em atividades pesadas o Mini costuma esquentar bastante e acaba incomodando durante o uso sem capinhas. 

Além disso, o tamanho pequeno pode causar estranheza para quem vem de aparelhos maiores e será preciso de uma curva de aprendizado para digitar no teclado. 

Além disso, o alto-falante é inferior ao dos modelos maiores. A qualidade sonora não é ruim, mas notamos graves e médios consideravelmente menos potentes. 

Por fim, a nossa eterna reclamação: não há carregador na caixa. 

Mas e aí, será que o iPhone 13 Mini vale a pena? Sem dúvida, o smartphone da Apple é excelente e alguns dos problemas da versão anterior foram resolvidos por aqui. Com isso, o aparelho é uma ótima opção para quem gosta de celulares pequenos e está disposto a investir um alto valor. Porém, se você prefere telas maiores ou já tem o Mini anterior, o iPhone 13 Mini não faz muito sentido pra você. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: iOS 15. 
  • Dimensões: 131.5 x 64.2 x 7.65 mm. 
  • Peso: 141g. 
  • Processador: Apple A15 Bionic. 
  • RAM: 4GB.
  • GPU: Apple GPU (4‑core). 
  • Memória máxima: 512GB. 
  • Tela: Super Retina XDR OLED de 5.42 polegadas.
  • FPS: 60 Hz. 
  • Proteção: Ceramic Shield. 
  • Câmera Traseiras: 12 Mp + 12 Mp. 
  • Câmera Frontal: 12 Mp F 2.2. 
  • Gravação: 4K (2160p). 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac/6e. 
  • Bluetooth: 5.0.
  • NFC: Sim. 
  • GPS: A-GPS/GLONASS/BeiDou/Galileo/QZSS. 
  • Sensores: Acelerômetro, proximidade, giroscópio, bússola, barômetro e microfone de redução de ruído. 
  • Bateria: 2438 mAh. 

Postagem Anterior Próxima Postagem