Tablet Nokia T20 é bom? Vale a pena? Análise/Review/Ficha Técnica

Finalmente o mercado brasileiro ganhou mais uma opção de tablet. O T20 da Nokia foi apresentado por aqui com uma tela de 10.4 polegadas, processador T610 da Unisoc, 4GB de RAM e bateria de 8.200 mAh. Mas será que vale a pena? Saiba tudo!

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Pontos Positivos

O T20 é um dispositivo que foca no custo-benefício, mas ainda sim, o modelo traz uma excelente construção. A traseira e as laterais do tablet são feitas de alumínio, o que além de trazer uma maior sofisticação, dá também mais resistência ao aparelho. Na frente, vemos um display que ocupa boa parte da área disponível, enquanto atrás, há somente o módulo de câmeras. Nas laterais, estão os botões de volume, os microfones, as saídas de som e a gavetinha para chips. O tablet da finlandesa tem uma tela grande, mas por ser fino e ter peso reduzido, o manuseio é confortável na maioria das ocasiões. 

A tela de 10.4 polegadas do T20 é do tipo IPS LCD e possui resolução 2k, de 1200 x 2000 pixels e taxa de atualização de 60 Hz. Para uso geral, o display do tablet atende muito bem, pois oferece amplos ângulos de visão, nível de brilho aceitável e cores vibrantes. Portanto, estudar, consumir conteúdos e trabalhar não será um problema por aqui. O único ponto a ressaltar é que a tela é muito reflexiva, o que dificulta a visualização em locais abertos. 

Por dentro, o tablet da Nokia possui o processador T610 da Unisoc e funciona com 4GB de RAM. O conjunto oferece um desempenho satisfatório para tarefas simples e a velocidade para abrir e trocar de aplicações é muito boa. Apps de entretenimento, redes sociais, edição de documentos, editores de fotos e ferramentas de trabalho rodaram sem engasgos e com uma ótima fluidez e por isso, o tablet deve atender a maioria das pessoas. O sistema faz um bom gerenciamento de memória e por isso, conseguimos manter mais de 5 apps abertos ao mesmo tempo. Em jogos, títulos leves como Clash of Clans e Roblox rodam liso, enquanto games mais pesados, como Asphalt, precisam ser executados com gráficos no mínimo. Por fim, o Free Fire rodou com gráficos no médio, mas sem travamentos. 

De fábrica, o T20 vem com o sistema Android 11 praticamente puro, com algumas poucas alterações. As principais ferramentas estão disponíveis, como o modo escuro, a navegação por gestos e o modo de tela dividida, mas também há outras ferramentas, como uma área exclusiva para as crianças e outra aba que reúne todas as novidades dos principais serviços de streaming. Além disso, a Nokia se compromete em atualizar o sistema por pelo menos 2 anos, o que é uma ótima notícia. 

Na traseira, há uma única câmera, de 8 megapixels. O sensor é bastante simples e serve para registros ocasionais ou escaneamento de documentos. Já a câmera frontal é de 5 megapixels e apesar de básica, apresenta uma boa qualidade para fazer chamadas em vídeo. 

A duração de bateria é algo que chama a atenção. Os 8.200 mAh dá uma autonomia de 2 dias para uso leve, 17 horas para uso moderado e 10 horas de uso intenso, marcas excelentes. Na caixa, é enviado um carregador de 10 Watts, que carrega o aparelho em 4 horas. Porém, você pode investir em um carregador mais potente para diminuir esse tempo. 

Mas o tablet aceita caneta? O dispositivo não vem com uma caneta, mas é possível utilizar canetas touch com ponta de borracha. É claro que a integração com o sistema não é das melhores, mas no geral, dá para utilizar o acessório para realizar anotações ou fazer desenhos simples. 

No mais, o T20 conta Wi-Fi a/b/g/n/ac, com suporte a redes de 2.4 e 5 Ghz, Bluetooth 5.0, USB tipo C-, GPS com A-GPS, entrada para  chip e cartão de memória e rádio FM. 

Pontos Negativos

Apesar de trazer robustez ao aparelho, o alumínio da carcaça tem um ponto negativo, que é a quantidade de marcas de dedo deixadas após algum tempo de uso. É bom separar um paninho pra fazer a limpeza de vez em quando. 

O T20 conta com dois alto-falantes estéreo, que entregam uma qualidade razoável para assistir a vídeos e ouvir músicas. Porém, a qualidade sonora pode desagradar usuários mais exigentes, pois faltam graves na reprodução. Porém, felizmente a entrada P2 foi mantida e você pode usar fones de ouvido. 

Um recurso que faz falta por aqui é o leitor de digitais. O reconhecimento facial costuma funcionar bem, mas um leitor biométrico deixaria o desbloqueio mais rápido e mais seguro. 

Por fim, a Nokia incentiva que o tablet seja usado na horizontal, porém, muitos aplicativos do Android não aproveitam bem o espaço tela nessa orientação. 

Mas no fim, será que o Nokia T20 vale a pena? O tablet da icônica fabricante oferece um conjunto equilibrado para quem deseja estudar, trabalhar com programas de escritório ou consumir conteúdos. O desempenho é satisfatório, a tela tem uma boa qualidade e a bateria é excelente o que faz do T20 um tablet intermediário interessante, desde que esteja com preço abaixo de R$ 2.000. Para comprar pelo menor valor, utilize os links que deixamos na descrição. 

🛒 Compre mais BARATO agora: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui

Mais Sobre
  • Sistema: Android 11. 
  • Dimensões: 247.6 x 157.5 x 7.8 mm. 
  • Peso: 465g. 
  • Processador: T610 Unisoc. 
  • GPU: Mali-G25 3EE.
  • RAM: 4GB. 
  • Memória Interna: 64GB. 
  • Memória Expansível: Até 512GB. 
  • Tela: IPS LCD de 10.4 polegadas.
  • Resolução: 1200 x 2000 pixel. 
  • Densidade de pixels: 224 ppi. 
  • FPS: 60 Hz. 
  • Câmera Traseira: 8 Mp. 
  • Câmera Frontal: 5 Mp. 
  • Gravação de Vídeo: Full HD. 
  • Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac. 
  • Bluetooth: 5.0. 
  • USB: Tipo C 2.0. 
  • GPS: A-GPS. 
  • Funções: Rádio FM, vibração, viva voz e Wi-Fi hotspot. 
  • Bateria: 8.200 mAh.
Postagem Anterior Próxima Postagem