TCL L10 Lite é bom? Vale a Pena? Análise/Review/Ficha Técnica


No início de 2021 a TCL anunciou no Brasil os novos aparelhos da linha L10, com três modelos que são voltados para o mercado de intermediários. O L10 Lite é o smartphone mais simples da geração e aposta na tela de qualidade, na bateria grande e no preço baixo para atrair o público. Mas será que vale a pena comprar? É o que vamos te contar!

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!


Pontos Positivos

O L10 Lite é construído em plástico e possui um design bastante similar a de outros aparelhos nessa faixa de preço. Na frente, vemos um notch em formato de gota e uma borda bem acentuada na parte inferior e na traseira texturizada, encontramos somente o módulo que abriga os sensores das câmeras e o leitor de digitais, que se mostrou bem rápido durante o uso. Nas laterais, estão os botões de volume, power, do Google Assistente e a gavetinha para chips. O modelo é bastante fino e pesa apenas 175 gramas e isso faz com que o seu manuseio seja muito confortável. 

A tela do modelo é do tipo IPS LCD e possui 6.2 polegadas, com resolução HD+ de 720 x 1420 pixels. O painel é um dos destaques do aparelho e possui uma boa definição, alto brilho e cores precias. As imagens não distorcem quando o display é visto de lado e mesmo sob a luz direta do sol, é possível ver o conteúdo apresentado sem dificuldade. Para o dia a dia, a tela do L10 Lite atende bem grande parte dos usuários. 

O L10 Lite sai de fábrica com o processador octa-core SC9863A da Unisoc, que funciona com 2GB de RAM. O hardware em si é modesto mas dá conta de fazer as tarefas do dia a dia. Geralmente, é preciso esperar alguns segundos até que as aplicações carreguem todas informações, mas é possível assistir vídeos no YouTube ou TikTok, rolar pelas redes sociais como Instagram e Twitter, responder mensagens no Gmail ou no WhasApp e participar de reuniões online pelo Google Meet ou Microsoft Teams. A velocidade poderia ser maior, mas um usuário básico consegue se virar bem com o aparelho. Em jogos, títulos leves como Stack Ball e Hungry Shark rodam tranquilamente. Games mais complexos como Asphalt e Dead Trigger funcionam com níveis de detalhes no mínimo. O famoso jogo Free Fire rodou sem travamentos com gráficos no médio. 

O espaço de armazenamento é de 32 GB, com aproximadamente 21 GB livres. A quantidade está longe de ser a ideal atualmente, mas serve bem para aquelas pessoas que baixam somente os principais aplicativos para usar no cotidiano. Felizmente é possível expandir a memória via cartão MicroSD. 

O dispositivo conta com duas câmeras traseiras, de 13 e 2 megapixels. Quando há uma boa iluminação, as fotos registradas pelo sensor principal saem nítidas e com representação de cores adequada. O sensor de profundidade de 2 megapixels é bem simples, mas as imagens em modo retrato são aceitáveis para a faixa de preço. Em locais fechados, ruídos são bem aparentes e o nível de detalhes não é alto, o que é algo comum para aparelhos similares. A câmera frontal é de 5 megapixels e também depende de uma boa quantidade de luz para que as fotos saiam decentes. Entretanto, as selfies possuem qualidade suficiente para serem publicadas em redes sociais. O aparelho filma ainda em 1080P a 30 FPS. 

A bateria de 4.000 mAh apresentou uma boa autonomia. O chipset do modelo não gasta tanta energia e por isso, em uso moderado, conferindo mensagens e acessando redes sociais durante o dia, dá pra chegar até a noite com carga. Com pouco uso, é possível passar até um dia e meio longe da tomada. Já para utilização intensa, a média é de 8 horas. O carregador original leva o aparelho de 0 a 100% em 2 horas e meia. 

No mais, o L10 Lite possui desbloqueio facial, que se mostrou rápido em locais bem iluminados, Wi-Fi b/g/n com suporte a redes de 2.4 Ghz, GPS com A-GPS, Bluetooth 4.2 e na caixa você já encontra película e capinha. 

Pontos Negativos

O áudio do smartphone da TCL é apenas mono e o alto-falante, apesar de cumprir muito bem o seu papel, fornece sons que tendem ao agudo, com pouca presença de graves, o que pode incomodar usuários mais exigentes. Além disso, o fone de ouvido é muito simples e para quem preza por uma ótima qualidade sonora, será preciso investir em novos fones.

O sistema operacional é o Android 10, com personalização da TCL. As mudanças feitas pela fabricante são principalmente estéticas e felizmente as principais funções do sistema estão presentes, mas notamos alguns engasgos durante o uso, o que pode ser uma falta de otimização do software. Ao sair ou trocar de aplicativo, notamos que o smartphone pensa um pouco antes de concluir a ação. O gerenciamento de RAM também não é dos melhores e por vezes, mesmo com poucas aplicações abertas, o celular precisa reiniciar o app. Esperamos que isto seja corrigido com uma atualização. 

Por último, contar com uma entrada USB-C e já vir com Android 11 seriam diferenciais interessantes, mas infelizmente não foi dessa vez. 

Mas no fim, será que o TCL L10 Lite vale a pena? A fabricante desenvolveu um conjunto básico, com o intuito de atender o usuário que não precisa de muito. Com este modelo, será possível acessar redes sociais, consumir conteúdos e jogar de vez em quando, mas a performance poderia ser mais sólida. Tendo isso em mente, o L10 Lite só vale a pena se estiver com preço abaixo de R$ 800, já que por valores maiores, dá pra pegar um Galaxy A11 ou um Moto E7, que possuem desempenho melhores. 

💸 Cupons e Cashback? Cadastre-se no Cuponomia: clique aqui!

📷 Siga-nos no Instagram para promoções, suporte e notícias: clique aqui!

Mais Sobre

  • Sistema: Android 10 com TCL UI. 
  • Dimensões: 159,2 x 75,2 x 8,5 mm. 
  • Peso: 175g. 
  • Tela: IPS LCD de 6,22 polegadas. 
  • Resolução: HD+ de 720 x 1420 pixels. 
  • Chipset/Processador: Octa-Core (8 X A55 1.6Ghz + 1.2GHz) SC9863A Unisoc
  • Armazenamento: 32 GB com aproximadamente 21 GB. 
  • Ram: 2GB. 
  • Sensores: Acelerômetro, GPS com A-GPS, sensores de luz, sensores de proximidade. 
  • Biometria: Desbloqueio Facial e sensor de impressão digital. 

Postagem Anterior Próxima Postagem